quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dicas de estudo

Por aí na net você vai achar muitas, mas muuuitas fórmulas sobre como estudar pra concurso público. Siga o seguinte passo para obter sucesso nessa labuta inicial:
Leia todas as dicas e planos de estudo -> jogue tudo fora -> faça um plano seu!

É sério gente, não tem uma fórmula única que funcione pra todo mundo, e muito menos sou eu quem vai apontar pra vocês a melhor delas. O que posso fazer é contar pra vocês como eu consegui me organizar melhor pra estudar, mas, por favor, não é uma receita, é uma inspiração pra você bolar a sua melhor forma de estudar. Combinado?

Logo que eu decidi começar a estudar para concurso público eu estava meio perdida, mas também decidida a descobrir a fórmula ideal de estudo (pelo menos pra mim)!

Assisti vídeos, li várias dicas e depoimentos e por aí vai (até li aqueles sobre feitos mirabolantes, tipo “José Sortudo foi aprovado em 277 concursos públicos... saiba como!”). Enfim... a primeira fórmula que tentei foi a de fazer um cronograma e dividir as horas do dia e da semana entre as matérias, estudando todas as matérias alternadamente durante a semana. Cronograma feito, material separado. Primeiro dia, ok. Segundo, ok. Terceiro dia... não deu mais! Achei muito restrito e fechadinho aquela coisa de cronograma. Não estou dizendo que esse sistema não presta, apenas que não funcionou pra mim.

Então decidi fazer o meu próprio sistema. Estava focada no meu primeiro concurso sério (já tinha feito outros 2 ou 3 sem nem ler o edital), que o foi o de Relações Públicas para o MPU em Alagoas, da banca Cespe. Nesse concurso específico eu tive sorte: abriu um curso no Aprova Concursos muito bom e ganhei de presente do meu pai. ;)

Mas, independente do curso, eu colhi na net material sobre todo o edital, levei só uns dois dias fazendo isso. É muito importante ser prático nessa hora. Conheço gente que gasta o dia todo, todo dia, procurando material de estudo e não estuda. #fail

Então olhei no calendário quantos dias faltavam pra prova, considerando que nos últimos 2 dias eu só queria revisar. Então separei aquele conteúdo (todinho – incluindo as matérias comuns) por dias e fui seguindo esse novo cronograma. Agora sim deu certo. Nem sempre o material de estudo que eu tinha separado era bom, então parava rapidinho e procurava outro conteúdo.

Quanto ao meu tempo de estudo, era entre 8 e 10 horas por dia... Parava pra almoçar, lanchar, etc. Foco total! Mas não tem problema se você não consegue ou não pode estudar tanto tempo, o importante mesmo é se concentrar enquanto estiver estudando. Nada de estudar com a cabeça nas nuvens, é tempo perdido. Quando eu estava assim, e não conseguia ler, ia fazer questão, quando não conseguia isso, ia assistir vídeo aulas e quando nem isso dava certo, eu jogava tudo pra cima e ia tomar sorvete assistindo Friends! Mas aí já era muito raro. Outra coisa que funciona pra mim é estudar comendo! Pipoca, principalmente. Sim, eu engordei, mas é a vida... de vez em quando eu dava um pulo na academia pra aliviar a mente.

Então, pra resumir, fiquei em 18º lugar nesse concurso (que achei ótimo), em 4º lugar no concurso seguinte (ALMG) e em 1º lugar nos dois concursos que se seguiram (UNIVASF e IFBA), todos pra Relações Públicas. E sim, agora eu tenho dinheiro (na verdade, nem tanto!) pra fazer uma dieta e perder os quilos adquiridos (só que ainda não fiz, claro)!

Assumi uma das vagas, mas continuo estudando pra passar em outro maior (leia-se: que pague mais!)(pra quem não sabe, isso se chama “concurso trampolim”: você passa em um pra ter mais segurança de estudar depois, com menos pressão, pra um concurso maior). Agora minha rotina de estudo é bem diferente, já que trabalho durante o dia. Mas isso já é capítulo pra uma nova história.

Inspire-se e crie sua própria rotina de estudos. E se já tem uma, compartilha aqui com a gente! ;)

Um comentário: