quinta-feira, 21 de maio de 2015

Teoria Hipodérmica

Vamos começar a estudar de verdade? Nosso primeiro assunto? Teorias da Comunicação. Esse é um tema que cai em quase todos os concursos da área. Algumas provas especificam quais teorias vão cair, outras dizem simplesmente “teorias da comunicação” e daí você tem que estudar todas!

Fique atento ao edital para saber como estudar, assim você poderá otimizar seu tempo. O livro base para estudar esse assunto é o “Teorias da Comunicação”, de Mauro Wolf (você encontra para baixar aqui), mas não é um livro muito agradável de se ler e você pode gastar um tempo precioso de estudo. Sugiro que você dê preferência a textos mais curtos e resumos do livro e principalmente, que faça muitas questões.  Vamos em frente com a teoria que considero a mais fácil de todas: a Teoria Hipodérmica.

(Estou escrevendo este – e todos os outros textos que virão – com meu material particular de estudo. Quando o fiz, não tive preocupação de colocar a fonte dos textos, então se você encontrar alguma coisa por aqui de uma fonte que você conhece, por favor, me sinalize para que possamos indicar).

TEORIA HIPODÉRMICA

Essa teoria surge junto com o termo “sociedade de massa”, entre as duas grandes guerras, mais especificamente por volta de 1930, nos Estados Unidos. É considerada uma das teorias de comunicação de massa e também pode ser chamada de teoria da agulha hipodérmica, teoria da bala mágica, teoria da correia de transmissão, teoria psicológica da ação e teoria da/sobre a propaganda. É importante perceber que apesar de se tratar de uma teoria da comunicação, basicamente propagandas foram analisadas para desenvolvê-la e, por isso, algumas provas podem tratá-la como uma teoria que explicava o funcionamento das propagandas e não da comunicação em geral.

Segundo a teoria hipodérmica, o homem está em um estado de alienação e isolamento, cada indivíduo é diretamente atingido pela mensagem que adquire as respostas esperadas sem nenhuma interferência ou resistência, o que pode ser entendido dentro do princípio behaviorista de estímulo -> resposta. Assim, entendia-se que os meios de comunicação eram capazes de manipular as pessoas, já que o estímulo dado tinha necessariamente a resposta esperada. Aqui, o emissor é ativo e o receptor, passivo. Daqui podemos extrair que essa teoria retrata um modelo mecanicista de comunicação e também pode aparecer em provas como ‘teoria mecanicista’.

Ainda sobre o contexto social da época, podemos destacar a sociedade de massa emergindo em decorrência da industrialização progressiva, da revolução dos transportes e do comércio e da difusão de valores como liberdade e igualdade. Ou seja, as cidades incharam, o modo de produção foi acelerado e passou a ser mais mecânico e repetitivo. Em decorrência disto, há menos interação social entre as pessoas. Assim, a comunicação de massa, em particular a propaganda, passa a ter um grande desenvolvimento e assume importância inédita.

Um dos maiores expoentes dessa teoria foi o pesquisador Harold Dwight Lasswell, que estudava como a propaganda de guerra tinha o poder de unir os EUA num único ideal, elevando as mensagens midiáticas (propagandas) ao status de "balas mágicas", tendo o poder de atingir uma grande população de maneira uniforme e dando a elas um ar de onipotência, à medida que bastava uma boa propaganda para causar certo efeito no indivíduo (sem considerar seu arcabouço de conhecimentos, relações sociais, opiniões divergentes, etc).

Sugiro que você assista a esse vídeo que faz um resumo bem legal da teoria que estamos estudando. Misturar leitura de textos, assistir vídeos, escrever e resolver questões é muito importante para a fixação do conhecimento.



Agora vamos às questões! Responda e, no final, confira as respostas.

Se ficou com alguma dúvida, encontrou um erro ou tem algo a acrescentar, manda pra gente nos comentários. Esse blog e seus posts estão em constante construção.

1)      (CESPE, 2013) A teoria hipodérmica considera que, no processo de comunicação, o emissor é ativo e o receptor, passivo. (certo)(errado)

2)      (CESPE, 2009) A teoria hipodérmica surgiu no período entre as duas grandes guerras mundiais do século XX. A partir da difusão em larga escala das comunicações de massa, sustentava haver conexão indireta entre a exposição às mensagens e o comportamento das pessoas. (certo)(errado)

3)      (FCC, 2013) A Teoria Hipodérmica surgiu no período entre as duas guerras mundiais. Segundo ela, a propaganda é capaz de unir grandes massas em torno de ideais comuns, sendo que os meios de comunicação seriam capazes de direcionar as pessoas para praticamente qualquer direção desejada pelo comunicador. Este fenômeno seria semelhante à aplicação de pequenas doses de morfina sob a pele de uma pessoa para mantê-la numa determinada condição de consciência (daí o nome “hipodérmica”). Um dos principais autores que contribuiu para elaborar esta teoria a superou com o desenvolvimento de um modelo que passou a considerar o contexto em que ocorreu a comunicação (Quem → Diz o quê → Em que canal → A quem → Com que efeito). Esse autor foi o
a) francês Roland Barthes.
b) estadunidense Harold Lasswell.
c) canadense Marshall McLuham.
d) alemão Jürgen Habermas.
e) russo Roman Jakobson.

4)      (CESPE, 2006) A teoria hipodérmica descreve a ação comunicativa como a relação automática de estímulo e resposta que reduz a ação humana a uma relação de causalidade linear. Essa teoria, também denominada teoria da correia de transmissão, teoria mecanicista estímulo-resposta ou, ainda, teoria da bala mágica, foi desenvolvida no contexto da I Guerra Mundial, a partir da crença de que o poder da comunicação de massa levaria a opinião pública a defender as ideias desejadas pelo comunicador. (certo)(errado)
5)      (CESPE, 2011) Por seu caráter de relação unidimensional, a teoria hipodérmica também recebeu as denominações de teoria da correia de transmissão, teoria mecanicista S-R (estímulo- resposta) e teoria da bala mágica. (certo)(errado)

6)      (CESPE, 2009) Na história das teorias da comunicação, a teoria hipodérmica foi a primeira tentativa de explicar as condições de produção da notícia, a partir da relação entre estímulo (emissores) e resposta (leitores e anunciantes). (certo)(errado)

7)      (Consulplan, 2011) Sobre o estudo da teoria Hipodérmica, marque a afirmativa incorreta:
a)      Os estudos ocorreram no período entre as duas guerras mundiais
b)      O modelo comunicativo se baseava no estímulo/resposta
c)       Estudava o comportamento humano e o isolamento físico dos indivíduos
d)      Acreditava ser a comunicação a arte de influenciar as massas
e)      Preocupava com a função dos meios de comunicação de massa na sociedade

8)      (CESPE, 2009) Entre as teorias mecanicistas, embasadas no modelo behaviorista estímulo-resposta, destacam-se a teoria hipodérmica e a abordagem empírico-experimental (persuasão). (certo)(errado)

9)      (FCC, 2009) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi responsável pelo surgimento da primeira teoria crítica da comunicação de massa. Os governantes dos países em guerra, principalmente dos EUA, usaram os canais de comunicação para convencer os seus governados de que a guerra era justa. Terminado o conflito, estudos sobre o comportamento das pessoas em relação à guerra mostraram que grande parte dos conteúdos exibidos pela mídia sobre o tema atingia os indivíduos de maneira uniforme fazendo os responder de maneira similar aos estímulos, sem questionar. A essa observação em relação à mídia deu-se o nome de
a) Cultural Studies.
b) Teoria Hipodérmica.
c) Autopoiesis.
d) Teoria Sistêmica da Comunicação.
e) Estruturalismo.

10)   (IFPI, 2012) Considerando as teorias de comunicação, podemos identificá-las por sua predominância em determinadas áreas de aplicação, assim a que se caracteriza por ser uma teoria da propaganda e sobre a propaganda é a:
a) Teoria Funcionalista da Comunicação de Massa.
b) Teoria da Persuasão
c) Teoria Culturológica.
d) Teoria Hipodérmica
e) Teoria Crítica com ênfase na Indústria Cultural.

11)   (CESPE, 2012) A teoria hipodérmica foi elaborada no mesmo período em que as comunicações de massa se difundiram em larga escala. (certo)(errado)

12)   (CS-UFG, 2015) A base dos estudos sobre a Teoria Hipodérmica da Comunicação foi elaborada em 1930 e baseava-se
a) no processo de produção da informação concebido como uma série de escolhas em que o fluxo de notícias tem de passar por diversos gates.
b) no fato de que toda organização dispõe de meios específicos para realizar seu trabalho influenciando diretamente o resultado final.
c) na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor.
d) na defesa da ideia de que os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos que são veiculados na imprensa.

13)   (FUNIVERSA, 2015) A massa é o juizado incompetente, representa o triunfo de uma espécie antropológica que atravessa todas as classes sociais e que constrói a própria função sobre o saber especializado, ligado à técnica e à ciência. Nessa perspectiva, a massa é tudo o que não avalia a si mesmo — nem no bem, nem no mal — mediante razões especiais, mas que se sente como todo mundo e, no entanto, não se aflige por isso, ou melhor, sente-se à vontade ao se reconhecer idêntica aos outros.

Ortega y Gasset, 1930, p. 8. In: Mauro Wolf.
Teorias das Comunicações de Massa.

A visão da massa como reduto de ignorantes permeou, sobretudo, a visão da teoria:
  a) culturológica.
  b) matemática da comunicação.
  c) hipodérmica.
  d) setting.
  e) espiral do silêncio.

14)   (CESPE, 2011) Por seu caráter de relação unidimensional, a teoria hipodérmica também recebeu as denominações de teoria da correia de transmissão, teoria mecanicista S-R (estímulo- resposta) e teoria da bala mágica. (certo)(errado)

15)   (IADES, 2010) A teoria hipodérmica estudou o fenômeno da mídia a partir de premissas behavioristas e seu modelo comunicativo foi baseado no conceito de:
a) estímulo/resposta.
b) estímulo/pergunta.
c) estimulo/massa trabalhadora.
d) estímulo e concentração da base de informação.

Respostas:

1) Certo 2) Errado 3) 4) Certo 5) Certo 6) Errado 7) 8) Certo 9) 10) 11) Certo 12) 13) 14) Certo 15) A






2 comentários:

  1. Excelente resumo!! O necessário pra fazer qualquer concurso!!!
    Já tentei ler Wolf trocentas vezes e simplesmente não entra na minha cabeça... Eita livro chato!!
    Parabéns pelo blog! Beijos!

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