quarta-feira, 8 de junho de 2016

RP Concursada : Daisy Lima

Mais um depoimento pra inspirar os concurseiros de plantão! Dessa vez, vindo de alguém que levou o termo "dedicação" muito à sério e chegou onde queria. Então fique esperto, passar em concurso é possível sim, se você realmente se dedicar. A Daisy é minha colega (agora estou na ALMG, acho que ainda não comentei isso por aqui) e sei que a dedicação dela foi além dos estudos e continua ativa aqui no trabalho dia após dia.

"Desde a fase escolar, sempre gostei de estudar, por achar importante e porque realmente aprender me estimula. Durante a época de faculdade fiz vários estágios em empresas privadas e depois minha experiência profissional foi bem direcionada para a área acadêmica privada, a qual me identifico muito. Em 2008, quando estava no último ano da faculdade, resolvi fazer o primeiro concurso para a área de Relações Públicas: concurso da ALMG. Até então não havia pensado nessa opção para minha carreira. Fiz o concurso apenas para servir como teste, até mesmo para entender na prática como funcionava um processo de concurso público, não estudei nada! A ideia era testar meus conhecimentos de fato. É claro que não passei (rs), afinal ser aprovado em um concurso sem ao menos ler os materiais descritos na bibliografia é realidade para poucos. O tempo passou, fiz alguns concursos, alguns para área, outros não, mas o fato é que não havia estudado de forma efetiva para nenhum concurso até então. Às vezes me inscrevia e até esquecia do tal concurso, descobria somente quando chegava um e-mail com o cartão de inscrição ou algo do tipo. Foi ai que em 2014 saiu o edital para o concurso da ALMG e haviam 4 vagas para RP (2 para a Gerência de RP e 2 para a Gerência de Cerimonial). Falei para minha mãe: “Esse concurso eu quero passar”. Me considero uma pessoa organizada e disciplinada e assim comecei a pensar em estratégias para incluir os estudos para o concurso na minha agitada vida de professora. Na época que saiu o edital eu não tinha tempo para fazer “cursinho”, afinal precisava trabalhar para me sustentar. Lembro que estávamos no meio do semestre escolar e eu só disponha de 3 horas por dia para estudar, depois de ministrar várias aulas no dia, de corrigir provas e planejar os próximos trabalhos. Uma loucura! Fiz um planejamento de estudos (da minha cabeça mesmo, sem muita técnica) dentro da minha realidade e coloquei em prática. As matérias relacionadas ao Direito eram mais difíceis para eu estudar sozinha e então comprei algumas aulas on-line (em vídeo) para assistir e entender melhor o regimento interno e constituição estadual de Minas Gerais. Em dezembro no fim do semestre letivo passei a dedicar de 6 a 7 horas por dia de estudo. E assim que entrei de férias em janeiro passei a estudar cerca de 12 horas por dia, afinal, precisava recuperar o tempo perdido. As disciplinas da área de RP estudei sozinha mesmo. Uma estratégia que usei e que para mim dá muito certo é o uso de mapas mentais, gosto tanto de fazer os meus, quanto buscar alguns prontos na internet (principalmente da área de Direito Administrativo). E depois dessa “saga” tive a felicidade de ser aprovada no concurso da ALMG em 2014 e nomeada em 2016. Acredito que os pontos mais importantes nessa trajetória foram: dedicação, organização, disciplina. É fundamental no processo de prestar concurso, na minha opinião, voltar os esforços para isso, mas fazê-lo de forma efetiva, não deixar somente no discurso. É realmente estudar, realmente abdicar de alguns compromissos sociais em função dos estudos, realmente querer ser aprovado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário