quarta-feira, 29 de junho de 2016

Teoria Funcionalista

Pra começar

Esse texto é feito especificamente pra estudos voltados para concurso, então não é algo completo, com tudo que se estuda na faculdade, por exemplo. É um estudo focado para provas de concurso, com base na minha experiência do que mais cai nas provas. Outro “detalhe” muito importante é que o texto é feito com base nas minhas anotações, então pode ser que algumas partes sejam retiradas de outros textos com direitos autorais. Se você notou por aqui alguma parte de um texto seu, me dê um toque que eu cito devidamente ou retiro, como você preferir.

Teoria: Teoria Funcionalista
Nomes importantes: Durkheim, Weber, Lazarsfeld, Wright, Falcott Parson, Merton, Mills.
Palavras-chave: Efeitos sociais. Funções sociais. Sistema social
Período aproximado: 1970
Origem: Estados Unidos
Vídeo:


A teoria

A teoria funcionalista está dentro do bloco das Comunication Research e tem uma visão sociológica da comunicação. É uma teoria que surge a partir do modelo dos 5Qs de Laswell (Quem, diz o que, em que canal, a quem, com que efeito). Trata-se de um modo de enxergar o objeto de estudo, perguntando-se sobre suas funções; é o estudo das funções sociais e das consequências da comunicação. A questão-chave seria “o que as pessoas fazem com os mass media?” A teoria surge da preocupação com os efeitos sociais dos meios de comunicação de massa, ou melhor, as funções exercidas por eles na sociedade.

Com esta teoria tem-se o abandono da ideia de um efeito intencional, tirando o foco de situações comunicacionais como campanhas e propagandas, que têm objetivos de comunicação bem traçados, e colocando em situações comunicativas mais “normais” da produção e difusão quotidiana das mensagens de massa. Alguns autores podem afirmar que esta teoria também trata de “buscar analisar as funções sociais da mídia”.

Na teoria funcionalista, a comunicação é um subsistema, funcional, e tem como principal função reforçar os modelos de comportamento existentes no sistema social. O campo de interesse dessa teoria é a dinâmica do sistema social e o papel que nela desempenham as comunicações de massa.

Durkheim elabora a chamada “analogia orgânica” da teoria Funcionalista que determina que as instituições sociais são funcionalmente integradas para promover a estabilidade do sistema. Assim, se uma instituição muda, outras terão que mudar. Outros conceitos da teoria: a “alternativa funcional” acontece quando uma função é suprida por mais de uma instituição; Parsons elaborou que “a sociedade e sua cultura formam um sistema integrado de funções”; equilíbrio social é fruto das relações funcionais dos indivíduos.

A Teoria funcionalista estabelece que a comunicação se baseia numa cultura comum dentro de um dado grupo social para se promover e propagar suas mensagens, buscando resolver 4 problemas fundamentais ou imperativos funcionais:

1) manutenção do modelo e controle das tensões

2) adaptação ao ambiente

3) perseguição do objetivo

4) integração

Alguns autores consideram que a vertente da teoria que explicita as funções sociais deva ser chamada de “posição estrutural-funcionalista”, então é possível que esse termo apareça nas provas até como se fosse uma teoria à parte.

As funções sociais da comunicação foram definidas por dois autores, Wright e Laswell. Para o primeiro elas são divididas em dois segmentos, funções relacionadas à sociedade: alertar sobre perigos e fornecer instrumentos para certas atividades; e funções relacionadas ao indivíduo: reforçar o status (prestigio), atribuir posição social e reforçar normas. Para Laswell as funções são de vigilância, coesão (entre pessoas) e transmissão de herança social.

Wright prevê ainda a existência da chamada “disfunção narcotizante” que é função e disfunção ao mesmo tempo. A disfunção narcotizante ocorre quando os fluxos informativos que circulam livremente começam a ameaçar a estrutura fundamental da própria sociedade. A nível individual, a difusão de notícias alarmantes, por exemplo, pode provocar reações de pânico (disfunção). A exposição a grandes quantidades de informação também pode conduzir à disfunção narcotizante a medida que traz muito conhecimento à população, que pode confundir excesso de conhecimento com a ação em si, tornando o indivíduo muito conhecedor, porém estático, apático socialmente.

Outra disfunção prevista é a diminuição da qualidade cultural e estética da produção dos mass media.


Questões (respostas lá embaixo)


1) (FCC, 2015)

Os teóricos desta escola defendiam a ideia que os meios de comunicação de massa reforçam a ordem estabelecida e o status quo. Toda a produção e reprodução da cultura é realizada em função dos meios eletrônicos de comunicação que tendem a organizar todo o processo em virtude do poder de sua abrangência e dinamismo. Essa teoria se opõe aos estudiosos de outra escola que procuraram comprovar que os meios de comunicação eram responsáveis pela transmissão da herança social; o estabelecimento de relações dos componentes da sociedade para se ajustarem ao meio e promoverem a vigilância do meio ambiente.

O texto descreve, respectivamente, as escolas da comunicação:

a) Funcionalista e Toronto.

b) Funcionalista e Frankfurt.

c) Crítica e Sociológica Europeia.

d) Frankfurt e Funcionalista.

e) Frankfurt e Toronto.


2) (COMVEST UFAM, 2015)

Entre os anos 20 e 60 do século 20, os estudos norte-americanos da comunicação foram marcados pela hegemonia de um amplo e variado campo de estudos denominado Mass Communication Research, que reunia abordagens e autores de diferentes áreas e apresentava pressupostos teóricos e resultados muitas vezes distintos e até inconciliáveis. De orientação empiricista e pragmática, essa importante tradição de estudos da comunicação pode ser dividida em três grandes grupos. Identifique, a seguir, a alternativa que corresponde a esses três grandes grupos da Mass Communication Research.

a) Corrente Funcionalista; Estudo dos Efeitos; Pragmatismo.

b) Teoria Matemática da Comunicação; Corrente Funcionalista; Estudo dos Efeitos.

c) Cibernética; Corrente Funcionalista; Interacionismo Simbólico.

d) Teoria Matemática da Comunicação; Estudo dos Efeitos; Escola de Palo Alto.

e) Cibernética; Corrente Funcionalista; Escola de Chicago.


3) (IADES, 2010)

A Teoria Funcionalista estuda as funções exercidas pela mídia na sociedade, e não os seus efeitos, pois em lugar de pesquisar o mero comportamento do indivíduo, estuda(m)-se

a) os modelos transmitidos na informação.

b) os modelos estudados nos Estados Unidos.

c) a ação social enquanto consumidor de valores e modelos.

d) o poder da informação.


4) (INSTITUTO AOCP, 2014)

“Quem? diz o quê? em qual canal? para quem? com quais efeitos?”. Estas questões dão base à Teoria da Comunicação de escola funcionalista e foram elaboradas pelo(s) autor(es)

a) Paul Lazarsfeld.

b) Claude Shannon e Warren Weaver.

c) Harold Lasswell.

d) Joseph T. Klapper.

e) Marshall McLuhan.


5) (FUNIVERSA, 2010)

A cultura organizacional pode ser estudada por meio de diversas abordagens; entre elas, destacam-se as teorias interpretacionistas, estruturalistas e funcionalistas. Com bases nos pressupostos de cada uma delas, assinale a alternativa correta.

a) A abordagem funcionalista considera a cultura organizacional como construções sociais, simbólicas e políticas.

b) A abordagem interpretacionista pressupõe o estudo das relações de causa e efeito entre os diversos fatores que compõem a cultura de uma organização.

c) A abordagem estruturalista parte do princípio de que a cultura é uma construção mental dos indivíduos.

d) Todas as abordagens consideram a cultura um elemento fundamental da identidade organizacional.

e) Para essas abordagens, a cultura imprime padrões de comportamento que podem ser prejudiciais à subjetividade dos trabalhadores.


6) (CESPE, 2016)

Com relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional e ao planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.

As teorias funcionalistas dão ênfase à cultura como um conjunto de comportamentos observáveis, além de transformarem as pessoas em transmissoras.

Certo

Errado


7) (NC-UFPR, 2010)

A teoria funcionalista indica algumas funções da comunicação de massa em relação aos indivíduos. A respeito do assunto, identifique se as alternativas a seguir são funções da teoria funcionalista, assinalando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Atribuição de posição social e de prestígio às pessoas e aos grupos que são objeto de atenção por parte dos meios de comunicação de massa.

( ) Reforço do prestígio daqueles que se identificam com o valor socialmente difundido de serem pessoas bem informadas.

( ) Reforço das normas sociais vigentes.

( ) Consumo de informações como fator de manipulação da opinião pública.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F - V - V - V.

b) V - V - V - F.

c) F - F - F - V.

d)V - F - V - F.

e) F - V - F - V.


8) (CESPE, 2013)

A respeito de conceitos e paradigmas das principais teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem. A articulação das partes constitutivas da sociedade em face de eventual ameaça e a vigilância sobre o meio social são funções que a comunicação social desempenha dentro da ótica funcionalista dos estudos em teoria da comunicação.

Certo

Errado


Respostas:
1) D 2) B 3) C 4) C 5) D 6) errado 7) B 8) certo
 
 
Dúvidas, correções, acréscimos, sugestões: rpconcurseira@gmail.com ou através do formulário de contato do blog.

3 comentários:

  1. Muito bom seu conteúdo Lydia, vou fazer um concurso para jornalista agora dia 23/07, estou achando muita coisa boa aqui no seu blog. Obrigado por disponibilizar este material através de suas experiências.

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