quinta-feira, 6 de agosto de 2015

RP CONCURSADA: Natália Mendes

Estou aqui emocionada com esse depoimento lindo da Natália Mendes... serviu de inspiração até pra mim! Me deu vontade de sair correndo pra mesa e estudar mais! Sério mesmo. Ela teve uma coragem enorme ao rejeitar uma primeira convocação e manter o foco no que queria. E falou uma coisa muito certa, não importa se o concurso só tem uma vaga, afinal você só precisa de uma mesmo.
Natália, obrigada por compartilhar com a gente esse depoimento inspirador. Tenho certeza que você vai arrasar lá na Câmara! Parabéns!


"Sou formada em Relações Públicas, possuo especialização em Assessoria de Comunicação, atualmente faço especialização em Planejamento e Gestão Pública. Tenho 31 anos e em poucos dias, serei a futura RP da Câmara dos Vereadores do Recife. Status: Aguardando ansiosamente a posse.


Minha saga começou em 2008, prestei meu primeiro concurso na área de RP. Fiz apenas para me testar, sai da prova com aquela sensação de que não tinha dado muito certo e para minha surpresa conquistei o 4º lugar naquele concurso. Naquele período, eu trabalhava na iniciativa privada, e não estava feliz com o ambiente de trabalho. A situação vivida naquele momento me deu forças para tomar a decisão de largar tudo e iniciar uma nova etapa na minha vida: estudar, de verdade, para concurso público.

E assim, em 2011, de fato, iniciei minha saga. Matriculei-me em um cursinho e comecei a estudar os “Direitos” da vida. Inicialmente, foquei em concursos para qualquer formação. Fiz isso porque tinha aquela ideia de que era raro o número de vagas na área de Relações Públicas e quando surgia algo era 1 vaga para RP ou 1 vaga para Comunicador Social, abrangendo Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda. Sendo assim, em minha opinião, mais difícil de passar.

No decorrer dessa caminhada levei vários tombos, cada vez que estudava e achava que era suficiente, quando corrigia o gabarito, via que tinha me dado mal. Eu não entendia o porquê de ser tão difícil, achava muitas vezes impossível. Foi então que comecei a olhar com outros olhos... Passei a questionar onde estava errando, porque o resultado não estava aparecendo, identifiquei as disciplinas que estavam sendo meu ponto fraco e comecei a atacá-las, mas sem deixar de lado as que eu estava mais forte. Percebi que, cada vez que eu estudava o mesmo assunto sempre aprendia uma coisa nova. Comecei a ter bons resultados e até mesmo uma aprovação dentro das vagas em um concurso de nível médio em uma estatal, mas ainda não estava feliz. Eu queria ser estatutária, passar para nível superior, ter uma carga horária de trabalho em que eu pudesse conciliar a carreira com a família.

Em 2014, prestei um concurso que eu tinha certeza que passaria e mais uma vez bati na trave. Arrasada... Fiquei. Pouco tempo depois, saiu o concurso da Câmara dos Vereadores do Recife. Tinha 1 vaga para o cargo de Relações Públicas, eu decidi tentar. Quando comecei a me preparar para essa prova, deparei-me com outra dificuldade... Qual material utilizar? Quem estuda para RP sabe que não é fácil encontrar a teoria para concursos nessa área. As disciplinas básicas e de legislação estudei em um cursinho e a específica fui garimpando o que encontrava na internet, pelo livro de Margarida Kunsch (Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada) e realizando provas passadas da banca organizadora.

No intervalo de saída do edital até a realização da prova, eu passei por mais algumas provações. Fui convocada a assumir um concurso para nível superior (qualquer formação) em uma entidade celetista, era a chance que eu tinha em assumir algo depois de muito tempo estudando, mas se assumisse, provavelmente não teria mais o foco no concurso da Câmara e teria que me mudar para outra cidade. Desisti de assumir.

Faltando 25 dias para a prova, no meio do ritmo intenso, meu marido precisou ser operado de urgência. Fiquei 2 semanas entre hospital e recuperação em casa sem estudar, com dedicação exclusiva na sua recuperação. Não podia deixar de apoiar quem mais me deu forças nessa jornada de concurso. Faltando 2 semanas para a prova, retomei os estudos com força total. Saí decepcionada da prova, achava que não passaria. Ainda bem que eu estava enganada. Ao conferir o resultado do concurso, vi que tinha ficado em 1º lugar. Chorei, tremi... Mas dessa vez de alegria. O concurso só tinha uma vaga e eu só precisava de uma mesmo

Só quem estuda para concurso sabe o quanto temos que superar nossos limites. Das dificuldades no aprendizado, da pressão que sentimos e da que nos colocamos diante de uma aprovação. Muitas vezes queremos o quanto antes que o resultado apareça porque não aguentamos mais a pergunta... E aí, já passou? Somos muito cobrados e muitas vezes não temos o apoio financeiro e emocional devido. É difícil? É! Mas o principal adversário nessa jornada é você mesmo. Eu tive a sorte de ter uma pessoa incrível ao meu lado, meu marido, que durante minha caminhada, acreditou em mim mais do que eu mesma, se não fosse por ele eu já teria desistido do meu sonho nas primeiras reprovações

Aprendi muitas lições nessa jornada de concurseira, e algumas delas foram: não desista, se não você vai para o final da fila; estude, mesmo sem edital; faça amigos concurseiros, mas fique apenas ao lado daqueles que vão te colocar para cima, fuja dos pessimistas; analise friamente seus pontos fortes e fracos, fortaleça os fortes e busque combater os fracos; faça muitas questões; seja modesto, você nunca sabe demais, sempre há algo a aprender; conheça as bancas organizadoras; e as mais importantes: acredite em você; não se importe com a opinião dos outros, no final eles vão te dar os parabéns e ficar orgulhosos de você. É difícil, mas não é impossível, muitas vezes é só questão de tempo e de destino. Persistência foi a minha palavra."

8 comentários:

  1. Natália Parabéns! Isso é fruto de sua Persistência e Determinação, Valeu apenas .

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por ter convivido com você na Hemobrás. Sei que o sucesso é só consequência na sua vida. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Nat, muito feliz por sua conquista. Merecido...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Nat, muito feliz por sua conquista. Merecido...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Nat, muito feliz por sua conquista. Merecido...

    ResponderExcluir
  6. Oi Natália! Parabéns!
    Eu também sou RP em uma Câmara.
    Me add no face para trocarmos umas ideias.
    Renata Santayana Conversani.

    ResponderExcluir
  7. Na...quão feliz estou por ti. Lembro-me do quanto estavas focada quando nos falávamos rsrs. Parabéns! este mérito é exclusivamente seu amiga.:D

    ResponderExcluir