terça-feira, 18 de agosto de 2015

RP CONCURSADO: Fábio Vieira

O Fábio passou até rápido no concurso do INDI, em BH, mas olha só... continua na jornada! A melhor parte do seu depoimento: saber reconhecer nossos limites! Considero isso muito importante, inclusive pra saber se você está preparado para morar longe da sua família, por exemplo. Já escutei várias pessoas que passaram em concursos excelentes muito longe de casa e depois desistiram. Não pense que um ótimo salário compensa tudo, porque isso não é verdade. É preciso conhecer e reconhecer seus limites de conhecimento, recursos, resistência, necessidade de cuidados com saúde, tempo necessário para família, amigos, amores, lazer. Inspire-se com o depoimento do Fábio! E parabéns pra ele!

"Olá a todos! Meu nome é Fábio Vieira, tenho 40 anos, sou casado e tenho um filho lindo de cinco anos, o Léo. Formei-me em Relações Públicas em 2003 e pela dificuldade de ingressar na área e a necessidade premente de grana, fez-me trabalhar sempre fora da Comunicação.  Isso perdurou até 2011, quando já estava muito estressado e pressionado na iniciativa privada.

Sai do trabalho em uma sexta e na segunda comecei um cursinho para um concurso do INSS. Considero muito importante os cursinhos, pois ajudam a imergir no mundo dos concursos. Logo desisti do INSS, mas continuei a assistir as aulas de Direito, Português etc. No início de 2012 fiz um concurso para uma autarquia de BH e, para a minha surpresa, fiquei em 2º lugar para uma vaga de RP (só para constar até hoje não nomearam ninguém). Ai me animei e decidi focar somente em Comunicação e só em BH, pois não quero sair da minha cidade querida. Em 2012 fiz concurso para a empresa pública que me encontro hoje, passei em 2º lugar e em 2013 fui nomeado. Já fiz uns 15 concursos na área e conquistei 1 primeiro lugar, 3 segundos lugares, 1 terceiro e 1 quarto. O que me deixa muito feliz. Para falar um pouco sobre dificuldades, tive labirintite emocional algumas vezes, por me preocupar e estudar demais, sofri também de ansiedade olhando os diários oficiais e ranking de gabaritos várias vezes por dia. Até que aprendi a respeitar meus limites e fazer tudo isso de forma mais saudável.

Em minha opinião, o segredo é não ter preguiça e realmente ler a bibliografia clássica, comprei vários livros e os li. Também é fundamental procurar por material; hoje há vários grupos no Facebook, por exemplo, que recebem várias atualizações diárias com muitos artigos e matérias legais. Eu não paro de estudar e vou começar uma pós em comunicação neste semestre.

Como dicas finais, aconselho: não pire!!! Separe tempo para se divertir, cuide da sua saúde e família e especialmente da sua vida espiritual. Tudo tem um tempo de maturação e no tempo certo, seus esforços e massa crítica de conhecimentos levarão à aprovação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário